Desafios Desafios da Educação Inclusiva: Promovendo o acesso equitativo e a participação de todos - uma revisão de literatura

Educação Inclusiva

Authors

  • Jaqueline Sidor Centro Universitário UniGuairacá
  • Drielle Strugal Centro Universitário UniGuairacá

Keywords:

educação inclusiva

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar os impactos e desafios da educação inclusiva, explorando as mudanças de paradigma e as práticas educacionais necessárias para garantir o acesso equitativo e a participação de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, no ambiente de aprendizagem. Optamos em utilizar como método de pesquisa uma revisão de literatura, trazendo leis e autores que abordam sobre o tema educação inclusiva. A partir do estudo desenvolvido foi possível perceber que pessoas com deficiência enfrentam inúmeros desafios diariamente. A educação inclusiva surge para mudar esse cenário de desvalorização e desigualdades, assegurando a todos os alunos a participação plena no ambiente escolar. Foi possível perceber os grandes desafios enfrentados no processo de inclusão, como o acesso e a permanência desses indivíduos no âmbito educacional. A falta de materiais, recursos e equipamentos adaptados, o número elevado de estudantes nas classes comuns, a falta de formação adequada para os professores, ausência de infraestrutura, carência de Tecnologias Assisstivas são mais alguns dos desafios enfrentados pela inclusão. Para melhorar este cenário algumas práticas podem der realizadas como a formação continuada para professores, promover a integração dos alunos, utilizar múltiplos recursos e tecnologias nas aulas, materiais didáticos adaptados, tecnologias de acessibilidade, etc.

Published

2024-10-15

How to Cite

Sidor, J., & Strugal, D. (2024). Desafios Desafios da Educação Inclusiva: Promovendo o acesso equitativo e a participação de todos - uma revisão de literatura: Educação Inclusiva. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 20(2), 1–16. Retrieved from http://revistavoos.com.br/index.php/sistema/article/view/275

Issue

Section

CADERNO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS