MÍDIA E ESCOLA: O TEXTO MIDÍATICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E INTERAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v8i1.178

Resumo

O poder simbólico da mídia constitui-se como um poder de ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a visão do mundo e, desse modo, a ação sobre o mundo. Dessa forma, é consenso a importância da escola, enquanto instituição socialmente sancionada, de promover o processo de interpretação das redes simbólicas, nas quais o mundo contemporâneo está imerso. Refletir sobre o processo de produção da informação é parte integrante de uma educação plural, e uma educação plural não pressupõe apenas o ensino de múltiplos modos de pensar a realidade. Educação plural é também, e talvez, sobretudo, a educação que visa ao geral, ao todo, e não apenas uma parte da sociedade. O ensino deve abranger todas as disciplinas, inclusive a mídia, principalmente se se leva em consideração o fato de que os meios de comunicação em massa, presentes, continuamente no dia-a-dia da sociedade são detentores de poder e domínio.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Teixeira, N. C. R. B. T. (2023). MÍDIA E ESCOLA: O TEXTO MIDÍATICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO E INTERAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 8(1). https://doi.org/10.69876/rv.v8i1.178

Edição

Seção

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS