Escola em tempo integral: as configurações da educação física nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v18i1.18Resumo
A presente pesquisa reforça a importância do professor de Educação Física quanto do profissional de Educação Física em atuarem na rede pública de ensino, em específico nas escolas de tempo integral. Para tanto, trabalhamos com a seguinte problemática: Como a Educação Física está configurada na escola de tempo integral? Com o intuito de responder essa questão, elencamos como objetivo geral: Analisar como a Educação Física está configurada na escola de tempo integral e, como objetivos específicos: apontar os conteúdos trabalhados pela educação física em contraturno; verificar as diferenças das aulas de educação física e dos componentes curriculares; desvelar as perspectivas da equipe diretiva em relação a Educação Física na escola em tempo integral. A metodologia da pesquisa foi uma abordagem qualitativa delineada por um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram três professores, sendo uma professora da disciplina de Educação Física, um professor do componente curricular e o diretor do Estabelecimento de Ensino. Como instrumento de pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada e analisamos os dados por meio da análise de conteúdo precedida da técnica da categorização. Concluímos que a Educação Física é de extrema importância na escola de tempo integral, uma vez que com maior quantidade de aulas, consegue aprofundar nos campos cognitivos, afetivos e motores dos alunos, pois eles permanecem em torno de nove horas no colégio, tornando uma saída para unir a teoria e a prática. Durante a pesquisa foram abordados problemas com relação a estrutura e a atualização dos professores para trabalhar com o componente complementar.
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