AVALIAÇÃO DE MOBILIDADE E EQUILÍBRIO DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE EXERCÍCIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM BOA VENTURA DE SÃO ROQUE (PR) – UM ESTUDO OBSERVACIONAL TRANSVERSAL
Resumo
Objetivo: o estudo tem como finalidade avaliar o desempenho físico de idosos que participam de um programa de exercícios conduzido pelo setor de fisioterapia de uma unidade básica de saúde. Metodologia: A amostra consistiu em 15 indivíduos saudáveis com idade superior a 60 anos, de ambos os sexos. Utilizamos a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e o teste Time Up and Go (TUG) como métodos de avaliação, realizando apenas uma coleta para analisar o desempenho físico dos participantes. Para análise estatística, empregamos o software IBM Statistics SPSS 20 e o Microsoft Excel para a criação de gráficos. Os resultados foram expressos em média, desvio-padrão e intervalo interquartil. Nas análises inferenciais, utilizamos a Correlação de Pearson e de Spearman, com um nível de significância de 95%. Resultados: indicaram um bom equilíbrio, com uma média de 53,13 ± 1,59 pontos na EEB, e uma boa mobilidade, com uma média de 6,08 ± 1,22 segundos no teste TUG. A correlação entre o TUG e o escore total da EEB foi negativa e forte, enquanto a correlação entre o TUG e a idade foi moderada. Conclusão: os idosos que participam do programa de exercícios apresentaram boa aptidão física, destacando-se pelo equilíbrio e mobilidade satisfatórios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Polidisciplinar Voos da UniGuairacá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: