ANÁLISE DISCURSIVA DA MATÉRIA "DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES CRESCE 1,02% NO TOCANTINS"

Autores

  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins (UFT/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v21i2.315

Palavras-chave:

Desigualdade, Tocantins, Análise do Discurso

Resumo

Este artigo objetiva compreender os efeitos de sentido produzidos pela notícia “Desigualdade salarial entre homens e mulheres cresce 1,02% no Tocantins”, para além de buscar entender o efeito da superficialidade dos dados estatísticos apresentados em seu interior. Para tanto, os fundamentos conceituais que orientam a investigação desenvolvida, partem dos dispositivos interpretativos centrais da Análise de Discurso: condições de produção, interdiscurso e heterogeneidade. Por meio desta investigação, foi possível demonstrar que a matéria não apenas comunica uma informação estatística sobre a desigualdade salarial, mas também atua como agente de naturalização e homogeneização de uma realidade profundamente marcada por assimetrias estruturais.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT/CNPq)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Soares, T. B. (2025). ANÁLISE DISCURSIVA DA MATÉRIA "DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES CRESCE 1,02% NO TOCANTINS". Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 21(2). https://doi.org/10.69876/rv.v21i2.315