A REMEMORAÇÃO/COMEMORAÇÃO DA MULHER EM “O BOTICÁRIO”
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v7i1.183Resumo
O tema dessa pesquisa é a rememoração/comemoração e o objeto é o texto publicitário de “O Boticário”, que enfoca Tarsila do Amaral e a partir dela festeja o dia internacional da mulher. Esse texto circulou no lançamento do perfume Tarsilla Rouge, criado pela empresa de cosméticos “O Boticário”. O fato de o lançamento do perfume coincidir com o dia internacional da mulher, sinaliza para a rememoração/comemoração da pintora, a qual, rompeu com todos os padrões de sua época como mulher e como pintora, constituindo‐se como revolucionária. Ancoramo‐nos teoricamente nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de
Linha Francesa e centralizamos as análises na noção rememoração/comemoração, noção trabalhada por Venturini (2008). Nosso objetivo é buscar os traços de identificação entre Tarsila do Amaral e a mulher atual para analisar os efeitos de sentido da rememoração (como memória) de Tarsila para comemorá‐la (discurso da atualidade) no dia internacional da mulher e os espaços de memória que esse discurso faz funcionar.
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