A REMEMORAÇÃO/COMEMORAÇÃO DA MULHER EM “O BOTICÁRIO”
DOI :
https://doi.org/10.69876/rv.v7i1.183Résumé
O tema dessa pesquisa é a rememoração/comemoração e o objeto é o texto publicitário de “O Boticário”, que enfoca Tarsila do Amaral e a partir dela festeja o dia internacional da mulher. Esse texto circulou no lançamento do perfume Tarsilla Rouge, criado pela empresa de cosméticos “O Boticário”. O fato de o lançamento do perfume coincidir com o dia internacional da mulher, sinaliza para a rememoração/comemoração da pintora, a qual, rompeu com todos os padrões de sua época como mulher e como pintora, constituindo‐se como revolucionária. Ancoramo‐nos teoricamente nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de
Linha Francesa e centralizamos as análises na noção rememoração/comemoração, noção trabalhada por Venturini (2008). Nosso objetivo é buscar os traços de identificação entre Tarsila do Amaral e a mulher atual para analisar os efeitos de sentido da rememoração (como memória) de Tarsila para comemorá‐la (discurso da atualidade) no dia internacional da mulher e os espaços de memória que esse discurso faz funcionar.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: