METODOLOGIA DO ENSINO DO CONTEÚDO DE LUTAS DE 5ª A 8ª SÉRIE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARAPUAVA- PR

Autores

  • José Luiz de Camargo
  • Francier Marcondes
  • Juliana Deisy Guralecka

Resumo

A Educação física trabalha com cinco conteúdos estruturantes conforme Proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCE’s, 2008); Jogos e Brincadeiras, Dança, Esporte, Ginástica e lutas. Sendo lutas o precursor desse estudo, será feita uma pesquisa descritiva, através de questionários aplicados para professores do ensino fundamental de colégios estaduais da cidade de Guarapuava – Pr, sobre o qual a compreensão do conteúdo de lutas dentro da disciplina de Educação Física. Sabe-se que a Educação Física tem um importante papel na educação do aluno, mostrando o conceito, os princípios pedagógicos do esporte, para tal fundamentando as práticas dentro das escolas por meio da autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum que a ética fará parte da vida cidadã dos alunos na sociedade. As escolas do ensino fundamental, em sua grande maioria, não têm esse conteúdo desenvolvido pelos seus professores de Educação Física. Enfatiza-se aqui, a importância das lutas como atividades para o desenvolvimento motor, cognitivo e de cooperação, bem como da relevância de um trabalho que venha contribuir para esse desenvolvimento do sujeito. Assim sendo, pensou-se na formação específica de um professor licenciado em Educação Física, por seus conhecimentos teóricos que permite utilizar lutas como formação de criticidade dos adolescentes.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

de Camargo, J. L. ., Marcondes, F. ., & Guralecka, J. D. . (2023). METODOLOGIA DO ENSINO DO CONTEÚDO DE LUTAS DE 5ª A 8ª SÉRIE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARAPUAVA- PR. Revista Voos Polidisciplinar, 9(2). Recuperado de https://revistavoos.com.br/index.php/sistema/article/view/253

Edição

Seção

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS