METODOLOGIA DO ENSINO DO CONTEÚDO DE LUTAS DE 5ª A 8ª SÉRIE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE GUARAPUAVA- PR
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v9i2.253Resumo
A Educação física trabalha com cinco conteúdos estruturantes conforme Proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCE’s, 2008); Jogos e Brincadeiras, Dança, Esporte, Ginástica e lutas. Sendo lutas o precursor desse estudo, será feita uma pesquisa descritiva, através de questionários aplicados para professores do ensino fundamental de colégios estaduais da cidade de Guarapuava – Pr, sobre o qual a compreensão do conteúdo de lutas dentro da disciplina de Educação Física. Sabe-se que a Educação Física tem um importante papel na educação do aluno, mostrando o conceito, os princípios pedagógicos do esporte, para tal fundamentando as práticas dentro das escolas por meio da autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem comum que a ética fará parte da vida cidadã dos alunos na sociedade. As escolas do ensino fundamental, em sua grande maioria, não têm esse conteúdo desenvolvido pelos seus professores de Educação Física. Enfatiza-se aqui, a importância das lutas como atividades para o desenvolvimento motor, cognitivo e de cooperação, bem como da relevância de um trabalho que venha contribuir para esse desenvolvimento do sujeito. Assim sendo, pensou-se na formação específica de um professor licenciado em Educação Física, por seus conhecimentos teóricos que permite utilizar lutas como formação de criticidade dos adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: