GRUPOS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Authors

  • Emanuel Max Muniz
  • Fernando Augusto Starepravo

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v5i2.205

Abstract

O objetivo deste trabalho foi verificar como se apresentam os grupos de estabelecidos e outsiders (ELIAS, 2000) no interior da aula de educação física, e como o professor, via processo avaliativo e intervenção pedagógica, reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Foi observada uma turma do ensino fundamental de uma escola Estadual do município Guarapuava - Brasil. Um questionário foi aplicado ao professor no final do período da observação, com algumas perguntas referentes à avaliação, se através desta ela reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Através da pesquisa de campo notou-se a divisão destes grupos de estabelecidos e outsiders entre os alunos da série pesquisada. A avaliação juntamente com a intervenção do professor até onde foi acompanhada pelos pesquisadores, não influenciou para a diminuição destes grupos.

Published

2023-08-31

How to Cite

Muniz, E. M. ., & Starepravo, F. A. . (2023). GRUPOS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 5(2). https://doi.org/10.69876/rv.v5i2.205

Issue

Section

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS