VIOLÊNCIA ESCOLAR: as diversas expressões da violência e as políticas de contenção nas escolas públicas municipais de Itaberaba
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v7i2.229Abstract
O artigo trata das expressões de violência nas escolas. Apresenta abordagem teórica explicativa da violência estrutural, social, cultural, econômica, a naturalização da violência, a simbólica e a crise de autoridade docente a fim de favorecer a compreensão do fenômeno no cotidiano escolar. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa por meio do método de estudo de caso das escolas de 6° a 9° ano do Ensino Fundamental II, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaberaba. O instrumento constou de quatro roteiros de entrevistas aplicados a: três Diretoras, a Coordenadora de Gestão e Organização de Ensino, uma Conselheira Tutelar e um Policial Militar e na análise de documentos. Os resultados apontam violências e o apoio do Conselho Tutelar e Polícia Militar na solução dos problemas enfrentados pelas Diretoras. E trás indicativos da necessidade de implantar políticas públicas para minimizar estas manifestações.
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