O TEATRO COMO FERRAMENTA DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v3i1.84Abstract
Muitos de nós, enquanto crianças, já adormecíamos ao som da doce voz de nossos pais, que nos abriam as portas do “País das Maravilhas”, ao ler os livros de histórias. Para onde vai o prazer infantil, quando essas mesmas histórias são reduzidas a fichas de leitura para serem entregues ao professor? A questão que se impõe aos professores hoje é a recuperação do prazer de ler, perdido já nos primeiros bancos escolares. Cabe a eles e a escola a busca de novas metodologias de ensino, como a inclusão de expressões artísticas na prática pedagógica, incentivando-se assim a interdisciplinaridade. Com base no livro Como um Romance, de Daniel Pennac, e através de diversas pesquisas teóricas sobre a formação do leitor, sobre a perda e a recuperação do prazer de ler e sobre métodos alternativos do ensino da literatura, iniciar-se-á uma experiência com alunos de 6 as e 7 as séries, do Ensino Fundamental. Essa experiência se dará através de atividades em sala de aula, utilizando-se da arte, mais especificamente do processo teatral, como alternativa à tentativa de recuperação do leitor adormecido. Sendo assim, o presente trabalho irá abordar a temática da literatura e seu ensino em sala de aula, apresentando resultados e conclusões extraídos dessas atividades de interdisciplinaridade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: