CONCEPÇÕES CORPORAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v21i1.277Palabras clave:
corpo, educação física, representações sociaisResumen
Esta pesquisa teve por temática as concepções corporais dos alunos de Ensino Médio em um colégio no município de Guarapuava/PR. Os objetivos do presente estudo tiveram como intuito compreender quais as representações sociais que os alunos do ensino médio possuem a respeito de seus corpos; identificar se os alunos estão satisfeitos com sua imagem corporal; verificar qual é o corpo “ideal” de acordo com a percepção dos adolescentes; apresentar como as mudanças corporais interferem nas aulas de educação física; verificar como esse corpo é condicionado a padrões de beleza impostos pela mídia; analisar quais são os meios utilizados para conseguir atingir o corpo desejado. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa delineada por um estudo de caso. O instrumento da pesquisa foi um questionário aberto composto com cinco questões, juntamente com a técnica de associação livre de palavras (TALP). A análise dos dados foi precedida de uma análise qualitativa por meio da técnica de categorização que se fez a partir da contagem e associação dos termos citados pelos alunos em suas respostas. Os resultados obtidos apontam para necessidade de um olhar mais específico para os jovens nessa fase com relação à corporeidade, principalmente na disciplina de Educação Física, inclusive pelos próprios profissionais da área, ressaltando que muitos jovens não possuem uma orientação adequada com relação a suas corporeidades conforme os resultados aqui apresentados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Márcia Elena Brito

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: