O USO DA LÍNGUA MATERNA (LM) NAS AULAS DE INGLÊS E A INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Autores/as

  • Andréia Alzira Kodama Masetti
  • Cristina Mendes de Carvalho
  • Márcia Regina Pawlas Carazzai

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v4i1.88

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo observar o uso de língua materna (LM) pelo professor nas aulas de língua inglesa (LI). Para tanto, foram feitas gravações de 10 aulas numa turma de 5ª série, que posteriormente foram transcritas. Baseando em estudos desenvolvidos por Oliveira (1997), Machado Jr. (2003), Schütz (2003), Greggio e Gil (2005) e outros, averiguou-se que a professora se utiliza da LM em vários momentos da aula, como durante a explicação dos conteúdos, durante a explicação das atividades/exercícios, para clarificar o sentido das frases e para traduzir frases em inglês. Os resultados mostraram que o uso de LM pela professora de LI ajudou na interação, despertou o interesse e ajudou os alunos a aprender uma língua estrangeira.

Publicado

2023-08-23

Cómo citar

Masetti, A. A. K. ., de Carvalho, C. M. ., & Carazzai, M. R. P. . (2023). O USO DA LÍNGUA MATERNA (LM) NAS AULAS DE INGLÊS E A INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 4(1). https://doi.org/10.69876/rv.v4i1.88

Número

Sección

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS