A CONCEPÇÃO DE PASSADO NA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DO CURSO DE HISTÓRIA
DOI :
https://doi.org/10.69876/rv.v21i1.284Mots-clés :
Educação Histórica. Conceito de Passado. Estudantes de HistóriaRésumé
Este artigo apresenta resultados levantados durante a construção de uma dissertação de mestrado na área da História, a qual estudou o conceito entre acadêmicos do curso de licenciatura de História com a justificativa de de ser o passado objeto de investigação do historiador e do ensino da história e de que uma teoria da aprendizagem histórica passa por uma definição dos significados que o passado tem para os sujeitos. Os sujeitos desta investigação foram 43 acadêmicos do curso de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Como metodologia, optou-se pela aplicação de um questionário previamente estruturado, além da pesquisa bibliográfica.Teve o embasamento teórico em autores como Rüsen (2001, 2006, 2010), Germinari (2010, 2011), Isabel Barca (2011), Peter Lee (2008), Zamboni (2005), Schmidt (2009,2010, 2011, 2019), entre outros. Os resultados obtidos mostraram que a Educação Histórica é um campo teórico que muito pode colaborar com a formação inicial de alunos dos cursos de graduações de História, bem como que, com base no currículo e ementas analisados, as disciplinas do campo do ensino são fundamentais para o aprofundamento de conceitos epistemológicos e o trabalho docente com os mesmos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marilia kaczmarek 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: