PARANÁ: DESENVOLVIMENTO RURAL E QUESTÃO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.69876/rv.v2i1.72Abstract
Pretendemos, com este artigo, fazer uma retrospectiva analítica sobre o imaginário que norteou e fundou, no Brasil, uma tradição crítica europeizante desde meados do século XIX. Para nós, a crítica nacional tornou ainda mais exposta a fratura existente entre Simbolismo e Decadismo. Como conseqüência, houve uma supervalorização e recomendação do primeiro e, de modo inverso, uma censura explícita ao segundo. Contrariando as expectativas da crítica, cremos que há um caminho igualmente profícuo e altamente crítico no Decadismo, pois, apesar de proscrito na tradição crítica mais robusta, esse “movimento” conseguiu estabelecer laços e trocas culturais com literaturas das mais diversas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: