FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRAJETÓRIA BRASILEIRA, PROBLEMAS E SOLUÇÕES POSSÍVEIS

Autores/as

  • Marcia Cristina de Souza

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v15i1.110

Resumen

O objetivo desta pesquisa é, principalmente, fazer uma retrospectiva sobre os pontos mais importantes que marcaram toda a trajetória da formação docente no Brasil para, a partir desses conhecimentos, estabelecer paralelos com a real situação da formação inicial e continuada do professor em todos os níveis educacionais brasileiros. Este estudo visa atentar para a  responsabilidade que o docente precisa desenvolver, conquistando, assim, sua autonomia, e, também, contribuir para a formação do indivíduo com consciência social e ambiental. A formação docente deveria deixar de ser dominada pela simples transmissão de conteúdos sistematizados, para uma nova concepção voltada à formação do futuro cidadão integrante e transformador da atual sociedade com fins democráticos garantindo assim também uma harmonia com o ambiente natural em que vive e faz parte.

Publicado

2023-08-23

Cómo citar

de Souza, M. C. . (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRAJETÓRIA BRASILEIRA, PROBLEMAS E SOLUÇÕES POSSÍVEIS. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 15(1). https://doi.org/10.69876/rv.v15i1.110

Número

Sección

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS