EDUCAÇÃO DE ESCRAVOS E LIBERTOS: REFLEXÕES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XIX

Autores/as

  • Priscila Mariano Cândido
  • Claudia Rejane Schavarinski Almeida Santos

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v9i2.250

Resumen

O trabalho em tela tem como objetivo analisar as relações educacionais em relação aos negros. O avanço intelectual desses sujeitos na sociedade onde estavam inseridos era vista como uma forma perigosa, pois compreender os códigos escritos e escrevê-los era propiciar aos cativos certa liberdade. Com isso eram impedidos legalmente de freqüentar as escolas, os que conseguiam aprender a ler e escrever era de maneira não formal, através de trocas culturais. Desse modo a presente pesquisa usou como método de pesquisa fontes bibliográficas e documental sendo essas analisadas no Arquivo Histórico Municipal.

Publicado

2023-09-01

Cómo citar

Cândido, P. M. ., & Santos, C. R. S. A. . (2023). EDUCAÇÃO DE ESCRAVOS E LIBERTOS: REFLEXÕES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XIX. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 9(2). https://doi.org/10.69876/rv.v9i2.250

Número

Sección

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS