FORMAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA DE FRANKFURT

Autores/as

  • Paulo Guilhermeti
  • Luciane Neuvald

DOI:

https://doi.org/10.69876/rv.v2i2.79

Resumen

Este artigo discute a formação cultural na Escola de Frankfurt mais especialmente as reflexões de Theodor Adorno, que estabelece novos conteúdos e formas para a formação cultural. Esta, sob o império da semiformação e da indústria cultural, converte-se em um processo adaptativo que favorece a fraqueza do Eu, a desindividualização, a perda da autenticidade dos objetos culturais e da possibilidade da experiência formativa. Diante dessas limitações, algumas questões são apontadas como possibilidade de resistência à deformação da cultura: a crítica da sociedade contemporânea, a recuperação da experiência formativa e da aptidão à experiência, a desbarbarização e o fortalecimento do Eu a partir de experiências de diferenciação

Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Guilhermeti, P. ., & Neuvald, L. . (2023). FORMAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA DE FRANKFURT. Revista Eletrônica Polidisciplinar Voos, 2(2). https://doi.org/10.69876/rv.v2i2.79

Número

Sección

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS