FORMAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA DE FRANKFURT
DOI :
https://doi.org/10.69876/rv.v2i2.79Résumé
Este artigo discute a formação cultural na Escola de Frankfurt mais especialmente as reflexões de Theodor Adorno, que estabelece novos conteúdos e formas para a formação cultural. Esta, sob o império da semiformação e da indústria cultural, converte-se em um processo adaptativo que favorece a fraqueza do Eu, a desindividualização, a perda da autenticidade dos objetos culturais e da possibilidade da experiência formativa. Diante dessas limitações, algumas questões são apontadas como possibilidade de resistência à deformação da cultura: a crítica da sociedade contemporânea, a recuperação da experiência formativa e da aptidão à experiência, a desbarbarização e o fortalecimento do Eu a partir de experiências de diferenciação
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2023 Revista Voos Polidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Todas as publicações da Revista Voos estão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), identificada pelo símbolo: